Em uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (3), a Embraer comemorou um marco histórico para o programa do jato cargueiro C-390 Millennium. O maior aeronave militar já projetada no Brasil recebeu o Certificado de Tipo Final, refletindo a sua Capacidade Operacional Completa (Full Operational Capability – FOC, na sigla em inglês).
+ Portugal recebe o seu primeiro Embraer KC-390
+ Embraer KC-390 realiza primeira missão de reabastecimento na FAB
+ Os cinco países com mais aviões militares de transporte
Emitido pelo Instituto de Fomento Industrial (IFI), organização militar vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e órgão responsável pela certificação de aeronaves de uso militar, o certificado FOC confirma que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela Força Aérea Brasileira (FAB) e que a aeronave é capaz de realizar todas as missões para as quais foi projetada.
O sexto exemplar do C-390 Millennium destinado para a FAB será o primeiro nessa configuração FOC. As cinco aeronaves já entregues vão passar por um processo de atualização para se igualarem ao avião mais recente da linha de produção.
A atual frota de cinco aeronaves da FAB, todas na versão de reabastecimento aéreo KC-390, já acumula mais de 8.200 horas de voo e números recentes mostram uma disponibilidade operacional de cerca de 80%, com taxa de conclusão de missão acima de 99%. Além do Brasil, o cargueiro tem encomendas de Portugal e Hungria. Já os Países Baixos selecionaram o C-390 no ano passado.